busca no site

Decupagem


CENA 1

1º Plano

Plano Geral (PG) de Keyt e Charles. Ele está esculpindo e ela lê um livro ditada de barriga para baixo no chão da sala/ateliê. Ela está com os joelhos dobrados e as pernas cruzadas para cima. Ele joga pedacinhos de argila para chamar a atenção dela.

2º Plano

Primeiro Plano (PP) de Keyt lendo. Ao fundo, através de suas pernas cruzadas vemos Charles jogando a argila.

3º Plano

Subjetiva de Charles em Plano Americano (PA) de Keyt deitada no chão reagindo à provocação de Charles.

4º Plano

Câmera na mão de Keyt e Charles comprando um ingresso de cinema

5º Plano

PA de Keyt e Charles olhando livros em uma livraria

6º Plano

PA de Keyt e Charles em um café

7º Plano

PA de Keyt de costas na varanda com um 'head fone' olhando para a vista do apartamento. Câmera aproxima-se na subjetiva de Charles.

8º Plano

PP de uma escultura que está sendo filmada com câmera na mão. O rosto de Keyt entra em quadro na frente da escultura. A câmera inverte o enquadramento e é o rosto de Charles que aparece.

9º Plano

Close de Keyt onde se vê a aproximação de Charles. Ele retira o fone de ouvido que ela estava usando e lhe dá um beijo no ouvido e ele fala em seu ouvido 'Eu te amo'. Ela vira-se e eles beijam-se.

Durante toda essa cena ouve-se o diálogo abaixo entre Keyt e Charles, em off.

Keyt

Como você quer que eu volte pra casa uma hora dessas, seu louco? Se eu perder esse emprego vai ser complicado viver só de sua arte!... De suas artes!...

Charles

Eeeeiii! Posso também sair vendendo um pouco dessa minha incurável saudade!

Keyt

E vai fazer isso como, engraçadinho? Inflando balões, enchendo com saudade e perguntando pras pessoas se elas querem comprar, é?

Charles

Ótima idéia! Mas vou guardar alguns pra mim. Pra ficar olhando quando você não estiver por perto.

Keyt

Bobo!

Charles

Não demora...!Queria muito entregar umas rosas pra essa minha mulherzinha linda, que me deixa doido... Nos vemos em uma hora lá em casa... Inventa qualquer coisa aí no trabalho... Sei lá, diz que é um caso de vida ou morte. Já estou quase chegando e não quero ter que me queixar a estas rosas...

Keyt

(Sorrindo)

Te amo doidinho... Muito... Vou ver o que consigo fazer aqui...

CENA 2

10º Plano

Travelling com Panorâmica que sai da parede onde está sendo projetada a última imagem na CENA 1 (Plano 9) em loop e afasta-se lentamente até enquadrar a um sofá e Charles que está sentado aparentemente assistindo à projeção. Ele levanta-se e vai em direção da parede. Charles apresenta um olhar perdido e ao chegar à parede, tateia como fazem os cegos. Ele abraça a parede e a projeção ocupa parte do seu torso nu. O travelling começa a aproximar-se da parede e do corpo de Charles novamente e câmera fecha na imagem projetada do rosto de Charles do plano em loop (Plano 9) no qual ele diz 'Eu te amo'. Não há som, mas reconhece-se a frase pelo movimento perfeito da sua boca e pela repetição 3 vezes da imagem. O Close no rosto está projetado no torso nu de Charles.

Título do filme: Pelo Ouvido (som de teclado de celular)

CENA 3

11º Plano

Travelling em PA de mesas de um escritório. Pessoas atendem telefones e trabalham. O movimento para em Keyt. Ela está sentada atrás da mesa, falando ao telefone.

Keyt

Sim, senhor... Temos também esse modelo de celular. Acho uma excelente escolha, eu mesmo tenho um desse. Com a ajuda de um de nossos consultores o senhor pode escolher não só o modelo, mas também um dos vários planos tarifários que estão à disposição de nossos.

12º Plano

Keyt desliga o telefone e para por um instante. Close da mão de Keyt digitando um número no teclado do telefone

13º Plano

Close das mãos de Charles esculpindo. O telefone toca e ele não escuta.

14º Plano

PG de Charles esculpindo no seu Ateliê / sala. O telefone toca e ele não escuta.

15º Plano

Plano Médio (PM) de Keyt colocando o fone no gancho, desanimada. O telefone toca em seguida e Keyt se exalta.

16º Plano

PP de Keyt atendendo, surpresa, o telefone. Ela desanima logo em seguida percebendo não tratar-se de Charles.

Keyt

Alô!?

Voz masculina em off

Keyt!?

Keyt

(Eufórica)

Sim!!!

Voz masculina em off

Oi Catarina, sou eu, Marcos.

Keyt

(Demonstrando certa frustração)

Oi Marcos... Pensei que fosse outra pessoa.

Marcos

Estava te observando daqui... Imagino que você ligou novamente pro Charles e mais uma vez ficou ouvindo o telefone tocar...

Keyt

(esboçando um sorriso)

Quem sabe um dia ele atende!

Marcos

(tratando-a pelo apelido, com intimidade)

Keyt, já faz quase quatro anos que aconteceu tudo aquilo com ele... Não pode ficar fazendo isso pra sempre! Assim você acaba tornando as coisas mais difíceis...

Keyt

(peremptória)

Tenho que voltar ao trabalho, Preciso desligar agora.

Marcos

Ok, desculpe... Só estou tentando ajudar... Você sabe que pode contar comigo sempre que precisar... Se quiser sair... Pra conversar, se distrair... Eu vou estar sempre por aqui.

Ela responde com certa ironia e bom-humor.

Keyt

Você não desiste mesmo, né? Muito obrigada pelo convite, mas está tudo bem. Bom fim de semana pra você... Até logo.

Keyt desliga o telefone, que logo volta a tocar. Desta vez, é um cliente. Ela repete as mesmas vantagens de sempre dos serviços da empresa de celular.

Keyt

Alô?... Pode passar que eu resolvo... Pois não, senhora... Sim, sou eu mesmo... A senhora pode optar por uma de nossas tarifas promocionais... Seu filho tem alguma preferência de aparelho...?

Fade out.

CENA 4

17º Plano

PP de Keyt passando a chave em uma fechadura.

18º Plano

Travelling em PA de Keyt entrando em casa. Ela larga a chave no console e a bolsa em uma cadeira próxima. Olha a correspondência que trouxe consigo. Olha para Charles que se exercita na sala /ateliê e anda em sua direção. Eles se abraçam. Ela se desvencilha dele e anda em direção ao som. Escolhe e liga o CD. Começam a tocar as mensagens antigas dele. Ela volta e o agarra novamente.

19º Plano

PG do ponto de vista do sofá dos dois se aproximando, se abraçando, se beijando. Sentam-se ela por cima dele e continuam se acarinhando.

20º Plano

PP com câmera em 90º sob os corpos dos dois, em movimento, subindo em direção ao rosto. Ele por cima dela. Fazem amor. Ela fala no ouvido de Charles o poema que toca no CD. A câmera segue em movimento abrindo para a varanda. (ref. Carne Tremula)

Mensagens:

Mensagem 1

Oi meu amor, passei em casa e coloquei um vinho pra gelar... Mas tive que sair rapidinho para resolver umas coisas da exposição...

Hei!!! Já te falei hoje o quanto eu sou louco por você... O quanto te amo!? Que adoro quando você canta... Você deveria se dedicar mais a sua música...

Não vou demorar... Quero te encher de beijos, morder teu pescoço, te invadir, te dominar... Pelo ouvido, te pegar de jeito... Te adoro!

Mensagem 2

Oi meu bem, estava brigando com aquele poema até agora. Mas acho que terminei! Escuta só: “Pra te abrir não uso chave. Sirvo-me de algo melhor: A boca ardente. Com a boca: Lábios, língua e dentes, abro muita coisa. Teu cofre tua caixinha de jóias...

Ela, em alguns momentos, fala o poema junto com o a voz dele emitida pela da secretária eletrônica. Ela fala bem perto do ouvido dele. Ele sente a vibração da voz dela e sorri.

Continuação da Mensagem 2

...Mas não teu coração nem tua mente. Me falta uma chave: A palavra... A voz. Coloco tua gaiola no parapeito da janela e te solto. Te assalto. Roubo-te. Abro-te (pausa)... Bem... Acho que é isso... Gostou?

A câmera passeia pela casa e fecha em close no som que continua rodando as mensagens gravadas da secretária eletrônica.

Fade out

Um back ground instrumental de Libertango de Astor Piazzolla interpretada por Yo Yo Ma.

CENA 5

21º Plano

PG da casa onde se vê um feixe luminoso irrompendo uma parte vazia, anunciando a manhã. Toca baixo um jazz lento e melancólico misturados a sons característicos de alguém que mexe em coisas de cozinha.

22º Plano

PP da vitrola tocando um vinil (o som da música fica mais intenso) e saindo em travelling em direção aos ruídos da cozinha. À medida que o travelling se aproxima da cozinha o som da música diminui e os ruídos da cozinha aumentam. O travelling para em PM de Keyt que toma seu café da manhã no balcão. Ao lado está uma prancheta.

23º Plano

Close do texto:

(Raios-X)

O acúmulo de dias Fez-me velho

Velho, me fiz transparente.

De transparente fiquei invisível.

24º Plano

PM de Keyt apanhando a prancheta, passando a folha e lendo em voz alta outra poesia. Ela começa a ler o poema em voz alta e a voz de Charles, em sua memória, lê junto com ela o resto.

Voz de Keyt

(Dor no ouvido)

Voz de Keyt e Charles

A dor maior não é outra

Somente a voz de Charles

senão esse maldito telefone

que não toca.

De repente o som da música começa a aumentar e diminuir rapidamente. Ela para de ler e levanta o rosto em direção à sala e fala passando em frente à câmera e encobrindo a imagem.

Keyt

Chaarliiie!!!

CENA 5A

25º Plano

PP da mão de Charles no botão de volume da vitrola.

26º Plano

PA de Keyt se aproxima de Charles e pega em suas mãos e diz:

Keyt

Êêêi... Tô aqui seu dorminhoco!...

Ele a abraça com força e ela volta a repetir serenamente

Keyt

Estou aqui...

27º Plano

PP com câmera na mão. Keyt e Charles começam a dançar juntos, vagarosamente, ao som da música. Ela encosta a cabeça sobre o peito dele e esboça um sorriso ao falar.

Keyt

Está tocando sua música preferida... Você sempre cantava pra mim, lembra? Sinto falta de sua voz...

28º Plano

PM de Keyt que para de dançar, pega a mão dele que está em sua cintura, a coloca no seu peito e começa a cantar. Ainda cantando ela se aproxima do ouvido dele. A câmera fecha cada vez mais na boca de Keyt cantando ao ouvido de Charles. A câmera corrige para a varanda onde uma cortina se movimenta com o vento. A música continua.

CENA 6

29º Plano

PG frontal de Keyt e Charles em uma banheira, um de cada lado. Ela segura o livro 'A Caverna', de Saramago. Charles está sentado logo à sua frente de olhos fechados, cochilando.

30º Plano

PM de Keyt que lê o trecho do livro em voz alta:

Keyt

'Nada... nem o som e nem o peso podem se igualar a feitura de barro. É impossível. E há ainda a relação entre a vista e o tato, a vista que é capaz de ver pelos dedos que estão a tocar o barro. Os dedos que sem lhe tocarem, conseguem sentir o que os olhos estão a ver'.

31º Plano

PM de Keyt que olha com admiração em direção a Charles e joga água nele. Um movimento rápido de câmera para PM de Charles que se assusta com a água nele. Keyt fala frases em um tom divertido:

Keyt

É assim que você se sente, é? Diga pra mim... Realmente você sempre foi muito habilidoso com as mãos, eu não tenho como negar... Então quer dizer que você agora é capaz de me enxergar com seus dedos, de me desenhar com suas mãos, hein?

32º Plano

PA de Charles e Keyt. Ele retribui a brincadeira jogando água nela. Ela joga o livro pra longe pra não molhar. Ele levanta e sai da banheira

33º Plano

PM de Charles que se aproxima de Keyt e lhe dá um beijo na boca, empurrando-a em seguida em direção ao fundo da banheira (caldo). Ela submerge, encosta o queixo na borda e se debruça como uma gata.

CENA 6A

34º Plano

PP das mãos de Charles escolhendo aleatoriamente um LP. Tateando ele constata que o prato da vitrola está parado. Ele liga o som e confere o vinil girando lentamente sobre a ponta de seu dedo.

CENA 6 CONTINUAÇÃO

Mesmo PM anterior de Keyt debruçada na banheira. Ao ouvir a musica ela sorri.

35º Plano

PP frontal de Keyt que recostada na banheira, abaixa a boca ao nível da água e gargareja, imitando a voz gutural de Piaf que canta 'je ne regrette rien'. Ela permanece recostada escutando a música uns segundos e em seguida mergulha a cabeça na banheira.

36º Plano

PM subjetivo de Keyt submergindo na água. Debaixo da água a imagem se acalma e fica em silêncio.

37º Plano

PP frontal de Keyt emergindo no mesmo enquadramento em que ela imerge. A música volta a ser ouvida.

38º Plano

PA da banheira com Keyt na água. Ela levanta-se e sai da água com a câmera enquadrando a metade inferior do seu corpo: Cintura, pernas e pés. Ela passa pela câmera que fica ainda por alguns segundos ligada, enquadrando a banheira vazia.

CENA 7

39º Plano

PA frontal de Keyt falando ao telefone no escritório sobre o produto:

Keyt

...Isso mesmo, nosso sistema oferece a mais alta tecnologia garantindo máxima segurança e proteção contra clonagem... Exatamente, eu quem agradeço, senhor! Tenha um bom dia.

40º Plano

PM no eixo inverso de Keyt desligando o telefone e observando uma fotografia (ela e Charles), no descanso da tela. Keyt olha para o telefone.

40º Plano

Close do aparelho de telefone. A mão de Keyt puxa o gancho e disca vagarosamente um número. PM de Keyt (apreensiva rabisca algo em um papel).

Voz masculina em off

Alô?

Keyt permanece um tempo em silêncio até que finalmente fala

Keyt

Pensei que você nunca mais você fosse atender...

Silêncio.

Voz masculina em off

(demonstrando grande surpresa)

Catarina...!?

42º Plano

PM de Keyt. A câmera lentamente faz uma aproximação e fecha no rosto dela.

Voz masculina em off

Desculpe a demora... É que já saí tarde daí e sexta-feira aqui nessa loja é uma loucura... Mas nunca pensei que fosse você...

Keyt

Não quero tomar muito o seu tempo Marcos... Só queria saber se o convite pra conversar ainda está de pé.

A voz de Marcos revela surpresa e satisfação.

Marcos

Que surpresa! Claro que está. O que você gostaria de fazer?

Keyt

(insinuante e marota)

Preciso conversar... Sinto necessidade de ouvir... Você... Quero sentir uma voz masculina, me falando palavras quentes, carinhosas... Ao telefone mesmo, como estamos fazendo agora... Você acha que tem algum problema nisso?

Marcos responde sem conseguir ocultar certa frustração.

Marcos

Não, não... Claro que não...

Keyt

Você poderia me ligar amanhã à noite!?... Melhor, eu ligo, por volta das oito e meia, nove horas... Assim poderemos conversar com mais tranqüilidade...

43º Plano

Corta para PA de Keyt que continua falando ao telefone com Marcos mas o diálogo é encoberto pelo ruído do escritório. Ela desliga o telefone, faz cara de alívio e retorna ao trabalho.

CENA 8

44º Plano

PA fixo de Keyt deitada na cama, de lado, de calcinha. Charles chega por trás dela, ajoelha-se na cama e começa a acariciar-lhe suavemente o corpo. Ela reage aos carinhos se contorcendo. Corta para:

45º Plano

PP de Charles com travelling acompanhando as mãos de Charles descendo pelo ombro, braço, cintura, anca, coxa, perna e pé. Ele sobe pelo corpo de Keyt agora a acariciando com a barba por fazer até chegar a seu rosto e se beijarem. Fade out.

CENA 09: INTERIOR. CASA. NOITE

46º Plano

PA de Keyt recostada na cama, coberta com o lençol, entretida, lendo um livro. Charles está recostado do outro lado da cama, com uma cara marota. Ele dá um pulo da cama, pega a prancheta, escreve alguma coisa, mostra para Keyt que ri, mas o espectador não vê. Ele arranca a folha, amassa e joga para cima feliz. Ele dá um pulo da cama, fazendo macaquices e sai.

47º Plano

Câmera na mão acompanhando Charles se movimentando com destreza em meio à penumbra da casa até a cozinha. Ele pega duas taças e uma garrafa de vinho.

48º Plano

PA de Charles chegando novamente no quarto com as taças, a garrafa e o saca-rolha na boca. Ele serve o vinho para os dois. Fade out.

CENA 10: INTERIOR. CASA. NOITE

49º Plano

PM de Keyt que liga o telefone no modo viva voz e tecla um numero. O telefone chama só duas vezes. Uma voz masculina ressoa no viva voz.

Voz masculina off

Alô!

Keyt pega a prancheta da mão do marido e lê.

50º Plano

Close do que está escrito e voz off de Keyt:

(Linguagem)

Fala!

Fela!

Fila!

Fola!

Fula!

E o coração dela foi parar na virilha...

Depois escorregou para o joelho/que tremia

Voz masculina off

(Continua chamando)

Alô! Alô!

51º Plano

PA de Keyt com câmera na mão. Ela se põe sobre o marido, Charles sorri levemente. Ele a acaricia, como se estivesse modelando na cintura e nos seios.

52º Plano

Close do telefone. A voz masculina no outro lado da linha insiste.

Voz masculina em off

(Continua chamando)

Alô!

Keyt

(responde finalmente)

Oi Marcos!

Marcos

Pensei que você não fosse ligar... Já estava ansioso... Lembrando do que me disse ontem... De querer sentir minha voz falando palavras quentes, carinhosas ao seu ouvido...

Keyt

É... Tô precisando muito disso...

53º Plano

Close de Keyt exprimindo prazer, na subjetiva de Charles.

54º Plano

PA lateral do casal na cama.

Marcos

Imagina então minha boca... Bem juntinha de você, no teu ouvido... Imagina minha língua dizendo de diversas formas e maneiras o quanto eu te quero... Tudo que quero fazer com você... Morder teu pescoço, teu ombro... Abraçar você... Puxar teu cabelo... Te chamar de safada, de gostosa... Te dizer quanto tempo esperei... Por isso... Por esse momento...

Keyt geme suavemente enquanto ondula sobre Charles e é acariciada por ele.

55º Plano

Travelling out. A câmera se afasta lentamente e vemos ao fundo, por trás de uma fina cortina, Keyt e seu Charles, fazendo amor.

CRÉDITOS FINAIS

(Sobre a imagem de Keyt e Charles Fazendo amor e ao som de Eu sei que vou te amar, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, em versão gemida, sussurrada).

Pelo Ouvido

Guarnicê Produções - Todos os direitos reservados
São Luís - MA